Notícias

10 dicas para mulheres se destacarem como empreendedoras

  • 27 de Setembro de 2015 - 17:28:24
  • Texto: A- A+
10 dicas para mulheres se destacarem como empreendedoras

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que quanto mais nova a empresa, maior a participação feminina no setor de franquias. Em franqueadoras com até cinco anos, 40% das funções executivas estão com as mulheres, sendo que em redes com dez anos ou mais, o número cai para 31%. Sobre as unidades franqueadas, 49% são comandadas por mulheres.
 
A empresária paulista Vanessa de Oliveira, diretora da rede de franquias Mídia Pane, é uma das mulheres que se destacam neste setor. Após ser questionada pelo seu chefe se a maternidade ou a vida profissional era mais importante, decidiu criar uma empresa de publicidade em sacos de pães. Lançada em 2010, a Mídia Pane já conta com 200 unidades no Brasil. A partir de sua experiência, Vanessa listou 10 dicas para empreendedoras que desejam se destacar como empreendedoras:
 
Organização é tudo
 
Atender todas as demandas do dia a dia exige muito jogo de cintura. Conseguir uma vida mais regrada com tempo para o trabalho, a família e a vida pessoal depende essencialmente da forma como organizamos a nossa rotina.
 
Equilibre o seu tempo
 
Entenda que cada momento tem a sua importância (filhos, casa, trabalho, vida pessoal) e em algumas situações temos que nos dedicar mais a um papel que desempenhamos do que outro. Mesmo assim, temos que sempre buscar o equilíbrio.
 
Enriqueça suas ideias
 
Buscar informações sobre assuntos variados nos dias de hoje é fundamental, ainda mais com a internet que facilita bastante isso. Faço isso sempre, seja para educar a minha filha, seja para o trabalho ou desenvolvimento pessoal. Conhecimento nunca é demais.
 
Entenda como funciona o mercado
 
Compreender os altos e baixos da economia nos faz buscar novas oportunidades e soluções em vez de criticar ou culpar alguém pelo problema. São nos 'piores' momentos que surgem as melhores ideias.
 
Divirta-se
 
Levar uma rotina atribulada sem a recompensa que gostaríamos torna o trabalho mais árduo. Viajar, sair com as amigas para tomar um café, brincar com os filhos, deve estar nos planos de qualquer mulher.
 
Faça planos
 
É fundamental olhar para o futuro. Fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo nos desafia a melhorar e a correr atrás daquilo que julgamos ser necessário para gerar as mudanças que acreditamos.
 
Escute as pessoas ao seu redor
 
Muitas vezes temos um esforço enorme para oferecer aquilo que julgamos ser o melhor para os nossos funcionários ou achamos que estamos vendendo o melhor produto para os nossos clientes, sem entender de fato o que eles buscam. Quando entendemos que precisamos ouvir e respeitar a opinião e anseios dos outros, a nossa jornada torna-se muito fácil e leve, pois teremos pessoas mais satisfeitas ao nosso lado.
 
Acredite em você
 
Somos testadas constantemente pelas pessoas e pelo mercado, então é normal que os outros duvidem da nossa capacidade ou até mesmo da viabilidade de um projeto que gostaríamos de investir. Independentemente de qualquer coisa, siga em frente e tenha fé naquilo que você acredita.
 
Desenvolva parcerias
 
Cercar-se de pessoas competentes e comprometidas com o que fazem é imprescindível. Ter confiança e conseguir delegar algumas funções nos traz tranquilidade, autonomia para investir, tempo em outros projetos e consequentemente crescimento.
 
Ame o que você faz
 
Só desta forma, temos a coragem e a persistência necessárias para enfrentar os diversos desafios que temos pela frente.
 
(Redação - Agência IN)
 
Fonte: Agência IN


Mais Notícias

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informa que a partir de janeiro de 2017 os aplicativos gratuitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados.
Índice de 0,7% aponta que Santa Catarina deve se recuperar antes do resto do país
Você sabe como a tecnologia de identificação por radiofrequência pode ajudar o varejo? Confira!
strial nacional cresceu 0,6% em maio, na comparação com abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira (2).
Planejamento, gestão e visão estratégica serão os pilares que sustentarão o varejo na busca por oportunidades de crescimento em meio a um cenário de restrição econômica.
Como preservar o seu negócio em tempos de crise
Varejo: Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, subiu 1,42 por cento neste mês
Declaração foi dada pelo ministro Afif Domingos à Reuters. Segundo ele, Dilma apoia uso do dinheiro para ampliar oferta de crédito.