Notícias

10 perguntas e respostas sobre o RFID

  • 14 de Julho de 2015 - 20:32:31
  • Texto: A- A+
10 perguntas e respostas sobre o RFID

O RFID, tecnologia de identificação por radiofrequência, vem ganhando cada vez mais espaço no varejo. Os benefícios (diminuição das rupturas e consequente aumento nas vendas, maior acurácia de estoques, redução das perdas, aumento da eficiência operacional, etc.), são amplamente conhecidos pelos setores que já adotam a solução, e alguns mitos, como o do alto custo, estão sendo deixados para trás. 
 
Para sanar algumas dúvidas sobre o funcionamento do RFID, Bruno Calaça, gerente de RFID da Tyco Integrated Security, esclarece algumas questões.
 
1 A tecnologia pode ser utilizada como antifurto?
Existem alguns varejistas utilizando-a, porém, seu desempenho é aproximadamente 30% inferior quando comparado, por exemplo, à tecnologia AM. RFID pode ser utilizado como antifurto, mas não é sua aplicação principal e nem é a melhor tecnologia para isso.
 
2 Podemos imprimir informações legíveis nas etiquetas?
Sim, é possível imprimir nas etiquetas RFID as mesmas informações de uma etiqueta de preços, de código de barras ou até mesmo gerar uma etiqueta de composição inteligente com RFID.
 
3 É possível gravar informações nas etiquetas durante os processos?
Sim, em qualquer etapa do processo é possível incluir informações nas etiquetas, como data de expedição do produto, data de recebimento na loja, cupom fiscal, etc.
 
4 Qual o aumento possível na eficiência dos inventários com o RFID?
É possível ter ganhos consideráveis na produtividade dos inventários. Em um exemplo simples, enquanto um coletor de código de barras lê 400 códigos por hora, o handheld RFID lê 4000 etiquetas por hora.
 
5 E se o cliente retirar a etiqueta do produto?
O produto somente pode ser identificado se ainda possuir a etiqueta RFID. Por isso, a etiquetagem correta é tão importante. Por exemplo, a estratégia de etiquetagem na origem. Isso garante uma rastreabilidade do produto desde a sua origem. Além disso, garante-se um percentual de produtos etiquetados muito maior do que a utilização de etiquetas recirculáveis. Para produtos têxteis, por exemplo, a costura da etiqueta é a melhor estratégia.
 
6 Como é feita a integração do RFID com o PDV?
Existem formas bem simples de se realizar essa integração, normalmente com a utilização de um webservice. Isso significa que o PDV do cliente terá o espelho de tudo o que for lido no momento da leitura RFID no caixa.
 
7 É possível obter os dados lidos da solução RFID em meu smartphone?
Sim. Atualmente, já existem soluções que permitem a integração também com smartphone, o que facilita a visibilidade de informações por todos os envolvidos na cadeia de suprimentos varejista.
 
8 Quanto custam as etiquetas?
O preço das etiquetas depende muito do volume e tipo de etiqueta. Por exemplo, etiquetas RFID UHF para varejo têxtil já são encontradas no mercado a um preço em torno de R$ 0,30.
 
9 Todos os produtos podem ser etiquetados?
A grande maioria dos produtos pode ser etiquetada. Ajustes ou etiquetas especiais podem ser necessários, tendo em vista as limitações de aplicação em materiais como metais e líquidos.
 
10 A etiqueta é reutilizável? Ela tem vida útil?
Já existem no mercado etiquetas reutilizáveis e é uma estratégia também utilizada. Como qualquer componente eletrônico, a etiqueta RFID tem vida útil, porém são necessários anos ou mesmo décadas para que ela se torne inutilizável.
 
Escrito por: Mariane Rocigno 
Fonte: http://www.portalnovarejo.com.br/
 


Mais Notícias

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informa que a partir de janeiro de 2017 os aplicativos gratuitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados.
Uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que quanto mais nova a empresa, maior a participação feminina no setor de franquias
Índice de 0,7% aponta que Santa Catarina deve se recuperar antes do resto do país
strial nacional cresceu 0,6% em maio, na comparação com abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira (2).
Planejamento, gestão e visão estratégica serão os pilares que sustentarão o varejo na busca por oportunidades de crescimento em meio a um cenário de restrição econômica.
Como preservar o seu negócio em tempos de crise
Varejo: Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, subiu 1,42 por cento neste mês
Declaração foi dada pelo ministro Afif Domingos à Reuters. Segundo ele, Dilma apoia uso do dinheiro para ampliar oferta de crédito.