Notícias

Fazenda irá descontinuar emissores gratuitos da Nota Fiscal Eletrônica e Conhecimento de Transporte Eletrônico em 2017

  • 22 de Maio de 2016 - 18:32:17
  • Texto: A- A+

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informa que a partir de janeiro de 2017 os aplicativos gratuitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados.

Com a gradual adesão das empresas aos sistemas de documentos eletrônicos, o Fisco Paulista verificou que a maioria dos contribuintes deixou de utilizar o emissor gratuito e optou por soluções próprias, incorporadas ou personalizadas a seus sistemas internos.  No mercado há muitas opções de emissores, alguns deles com uma versão básica gratuita.

Os emissores gratuitos são oferecidos pela Secretaria da Fazenda aos contribuintes desde 2006, quando teve início o processo de informatização dos documentos fiscais e sua transmissão via internet com o objetivo de massificação do seu uso. Apesar dos investimentos realizados, recente levantamento da Secretaria da Fazenda aponta que o total de NF-e’s geradas por empresas que optaram por emissores próprios somam 92,2%. No caso do CT-e, o número é ainda maior: 96,3% dos documentos são gerados por emissores próprios.

Os contribuintes que tentarem realizar o download dos emissores de NF-e e CT-e receberão a informação sobre a descontinuidade do uso dos aplicativos gratuitos. A partir de 1º de janeiro de 2017 não será mais possível fazer o download dos emissores.

A Secretaria da Fazenda recomenda que os usuários que já tenham o aplicativo instalado, façam a migração para soluções próprias antes que a introdução de novas regras de validação da NF-e e do CT-e impeçam o seu correto funcionamento.

Fonte: SEFAZ-SP


Mais Notícias

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que quanto mais nova a empresa, maior a participação feminina no setor de franquias
Índice de 0,7% aponta que Santa Catarina deve se recuperar antes do resto do país
Você sabe como a tecnologia de identificação por radiofrequência pode ajudar o varejo? Confira!
strial nacional cresceu 0,6% em maio, na comparação com abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira (2).
Planejamento, gestão e visão estratégica serão os pilares que sustentarão o varejo na busca por oportunidades de crescimento em meio a um cenário de restrição econômica.
Como preservar o seu negócio em tempos de crise
Varejo: Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, subiu 1,42 por cento neste mês
Declaração foi dada pelo ministro Afif Domingos à Reuters. Segundo ele, Dilma apoia uso do dinheiro para ampliar oferta de crédito.